Linha do tempo:

Presença Judaica na Amazônia

1911 – 2020

 

O Major Eliezer Levy liderou a comunidade judaica de Belém no apoio a Declaração Balfour em passeata pública. Fundou o jornal “Kol Israel”, primeiro jornal judaico-sionista da Amazônia, que circulou por mais de 15 anos. Foi duas vezes prefeito de Macapá.

Fundado o comitê Israelita do Pará que absorveu o órgão antecessor, “Sociedade Guemilut Hassadim” e que depois se torna o Centro Israelita do Pará até a atualidade.

Isaac José Perez é eleito prefeito de Itacoatiara

Inauguração do Comitê Israelita do Amazonas em Manaus sendo seu primeiro presidente Raphael Benoliel.

Inauguração do Templo atual da Sinagoga Shaar Hashamaim em Belém, orgulho do judaismo amazônida, sendo presidente Jacob Benzecry e Shaliach Tzibur Marcos Alves.

O jornalista David Joseph Elias Israel publica o primeiro número do quinzenário Folha Israelita que por mais de uma década serviu à comunidade amazonense.

É inaugurado o Templo da Sinagoga atual de Manaus denominada “Beit Yacov – Rebi Meyr”, resultado da fusão das duas sinagogas ali existentes.

Fundado em Belém o Grupo Kadima, atualmente filiado ao Movimento Juvenil Bnei Akiva.

Rabino israelense-marroquino Yosef Ohana, inaugura e dirige uma Yeshivá para jovens judeus da região. É a segunda do país.

Fundado em Belém o “Beit Chabad” que se constitui como terceira sinagoga da comunidade.

Samuel Benchimol z”l, professor emérito da UFA, lança a obra literária “Eretz Amazônia – Os Judeus na Amazônia”

David Salgado lança o Jornal “Amazônia Judaica”

O Documentário “Eretz Amazônia – Os Judeus na Amazônia”, baseado na obra homônima do Professor Samuel Benchimol z’l, produzido por David Salgado, dirigido por Alan Rodrigues, e roteiro de Wagner Bentes, ganha o 1o lugar no I DOC TV – Pará e é exibido em Rede Nacional pela TV Educativa.

Comemoração dos 200 anos da presença judaica na Amazônia. Os irmãos David e Elias Salgado lançam o Portal Amazônia Judaica com o apoio das comunidades da Amazônia (Belém, Manaus, Porto Velho e Macapá). O antigo Jornal Amazônia Judaica torna-se uma revista.