Documentos Históricos

Acervo de documentos raros das comunidades amazônicas.

Acervo

Sefer Torá da Kehila de Manaus com mais de 500 anos.

De origem espanhola, foi trazido do Marrocos pelos imigrantes judeus para a cidade de Itacoatiara – AM, onde existia uma comunidade judaica. Com a crise da borracha e a fundação da comunidade judaica de Manaus em 1928, foi levada para lá e hoje está guardada no Aron Hakodesh (Arca Sagrada) da Sinagoga Beit Yaacov-Ribi Meyr, daquela cidade.

Sinagoga Shaar Hashamaim

Ilustração do prédio da Sinagoga Shaar Hashamaim de Belém.

Calendário 5736

Calendério judaico editado pelo chacham Jacob Azulay, líder religioso da comunidade judaica de Manaus dos anos 20 aos anos 70 do século XX.

Carta resposta de Simão de Barros

Carta resposta de Simão de Barros, dirigida a David José Pérez, editor fundador do jornal “A Columnna”, primeiro jornal judaica em língua portuguesa no Brasil. Esta carta faz parte do arquivo da correspondência do jornal cujo original faz parte do acervo documental da Biblioteca Nacional de Israel.

Correspondência De David José Pérez - Jornal A Columna - 1899 A 192

Caderno pessoal de anotações do chacham Pinchas Melul

Página do pinkas (caderno pessoal de anotações) do chacham Pinchas Melul, líder espiritual da kehilá de Belém desde os primeiros anos do século XX até os anos 50. A página é escrita em solitreo – alfabeto hebraico cursivo muito utilizado pelos judeus sefaraditas. Ele é o antecessor do hebraico cursivo moderno e atualmente é muito pouco utilizado. O conteúdo são pyutim (poemas religiosos) e trechos de Salmos. O Pinkas do Chacham Pinchas Melul é parte integrante do acervo documental do MJSP – Museu Judaico de São Paulo.

Documentos sobre a Kehilá de Belém