Manaus
O Comitê Israelita do Amazonas foi fundado em 15/06/1929 quando então já funcionava a primeira Sinagoga local em 1925, a Beit Yaacov e a seguir foi fundada em 1937, a Sinagoga Rabi Meyr, que foram fundidas em um só grande e novo Templo em janeiro de 1962, tornando-se desde então o orgulho dos judeus amazonenses e local principal das reuniões religiosas com funcionamento completo aos Sábados, todas as demais festividades religiosas e Shachrit semanal às quintas-feiras. É motivo de admiração para os que visitam nossa cidade, encontrar, no coração da floresta, descendentes de uma rica história que só a perseverança e o amor a Deus e à Amazônia puderam manter vivas.
A Comunidade de Manaus na Atualidade:
Depois de mais de 200 anos do início da imigração judaica para o Norte, a kehilá de Manaus é composta por cerca de 200 famílias e possui uma vida judaica rica e variada.
O CIAM – Comitê Israelita do Pará, é o órgão máter da comunidade, que conta também com as seguintes instituições:
Sinagoga – Beit Yaacob – Rebi Meyr
A Hebraica – Sede Social
Grupo Feminino – Meretz da melhor idade
Grupo Juvenil – Habonim Dror
Escola Judaica Complementar – Jacob Azulay
Leia também:
Conheça melhor a Comunidade de Manaus clicando aqui.
Veja também:
CIAM 90 Anos – Uma história e suas memórias como num filme (PDF)
Assista também:
Canal da Anne Benzecry Benchimol no Youtube
A líder comunitária da kehilá de Manaus – ex-Presidente e Vice-Presidente do CIAM – Comitê Israelita do Amazonas – vem desde 2007, registrando em vídeo, os principais eventos e celebrações da comunidade judaica manauara.