Fototeca

O acervo de fotos do Arquivo AJ, possui fotos dos séculos. XIX, XX, e XXI, que retratam a presença judaica na Amazônia, em diversos aspectos.

Acervo

Manaus: Imagem David José Perez na inauguração da Esnoga Beth Yaacov-Ribi Meir

Manaus

O Comitê Israelita do Amazonas foi fundado em 1929 quando então já funcionava a primeira Sinagoga local em 1925, a Beit Yaacov e a seguir foi fundada em 1937, a Sinagoga Rabi Meyr, que foram fundidas em um só grande e novo Templo em janeiro de 1962, tornando-se desde então o orgulho dos judeus amazonenses.

Carro alegórico Viva Palestina Livre - Comemorando a Declaração Balfour

Belém do Pará

Primeira Comunidade Judaica no Brasil República. 

O fato de ser uma cidade portuária, foi determinante para que Belém crescesse como a Primeira Comunidade Judaica da Amazônia e de todo o Brasil República – era a porta de entrada para a região. Através de seu porto, ingressaram no país, as cerca de 1000 famílias judaicas, em sua maioria marroquinas, que imigraram para a região ao longo de um século de imigração.

Interior: Imagem Moyses Ezaguy & Irmãos - Itacoatiara

Interior

Milhares de judeus viveram na calha do rio Amazonas, nas cidades de Macapá, Estado do Amapá, Cametá, Óbidos, Faro, Itaituba, Santarém no Pará, e Parintins, Maués, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Coari no Amazonas e seus afluentes principais. Alguns chegaram a Iquitos, Contamana, Yurimaguas e Caballococha, no Peru.