Fototeca
O acervo de fotos do Arquivo AJ, possui fotos dos séculos. XIX, XX, e XXI, que retratam a presença judaica na Amazônia, em diversos aspectos.
Acervo
Manaus
O Comitê Israelita do Amazonas foi fundado em 1929 quando então já funcionava a primeira Sinagoga local em 1925, a Beit Yaacov e a seguir foi fundada em 1937, a Sinagoga Rabi Meyr, que foram fundidas em um só grande e novo Templo em janeiro de 1962, tornando-se desde então o orgulho dos judeus amazonenses.
Belém do Pará
Primeira Comunidade Judaica no Brasil República.
O fato de ser uma cidade portuária, foi determinante para que Belém crescesse como a Primeira Comunidade Judaica da Amazônia e de todo o Brasil República – era a porta de entrada para a região. Através de seu porto, ingressaram no país, as cerca de 1000 famílias judaicas, em sua maioria marroquinas, que imigraram para a região ao longo de um século de imigração.
Interior
Milhares de judeus viveram na calha do rio Amazonas, nas cidades de Macapá, Estado do Amapá, Cametá, Óbidos, Faro, Itaituba, Santarém no Pará, e Parintins, Maués, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Coari no Amazonas e seus afluentes principais. Alguns chegaram a Iquitos, Contamana, Yurimaguas e Caballococha, no Peru.